quinta-feira, 26 de julho de 2018

MICROCANÇÕES ESCOLARES CDG - ONDE A FALA E A MÚSICA SE ENCONTRAM

Claudia Santos


Assim como na Música, nossa Língua Portuguesa falada comunica ideias por meio de estruturas melódicas e rítmicas. Na fala, percebe-se acentuações tônicas e átonas, linhas de inflexão, e distintas velocidades com que as sílabas e as palavras se sucedem. Assim é que comunicamos com exatidão o que queremos, de fato, dizer. Na escrita, sinais de pontuação trazem indicações que determinam a leitura: perguntas, afirmações, dúvidas... E, mesmo na leitura silenciosa, o sentido e a compreensão do texto advém daquilo que imaginamos escutar. Este curso se propõe a demonstrar de que modo a compreensão musical pode auxiliar a compreensão e a interpretação de textos. Para tanto, utilizar-se-á a criação, a apreciação e a prática de canções escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

APRESENTAÇÃO É com satisfação que divulgamos a realização de mais uma edição do Encontro de  Artes, Letras e Educação - EALE, que ...