Edivan Carneiro de Almeida
A
proposta do minicurso é discutir como o currículo de Língua Portuguesa e Artes
pode ser construído-realizado através de táticas-invenções (CERTEAU, 2012) dos
professores nos cotidianos de escolas públicas, baseadas nos princípios da
autonomia e da subversão frente aos currículos preestabelecidos, preconcebidos
pelas instâncias e estruturas hegemônicas de poder político e econômico, que
buscam/tentam determinar a produção sociocultural, nesse caso, o papel da
instituição escolar e dos sujeitos que nela habitam. Nesse sentido, o minicurso
será um espaço de compartilhamento de ideias, experiências e propostas sobre as
possibilidades de se construir práticas curriculares nos cotidianos de escolas
públicas, com a criação de sequências didáticas, organizadas e desenvolvidas
pelos professores, tendo como ponto de partida a leitura de textos (dos mais diversos
gêneros) e a fruição/apreciação de obras de arte, tendo em vista o exercício da
criação/produção de textos ou de expressões artísticas que façam sentido para a
vida dos estudantes, produções que possam ser lidas ou apreciadas para além dos
muros da escola, que provoquem pensamentos, sentimentos e produção de sentidos
na comunidade em que vivem, contribuindo para a produção de subjetividades mais
críticas e criativas, tendo as diversas linguagens como maneiras de
ser-pensar-agir no mundo.
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