quinta-feira, 26 de julho de 2018

PRÁTICAS INVENTIVAS E PRODUÇÃO DO CURRÍCULO NOS COTIDIANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Edivan Carneiro de Almeida


A proposta do minicurso é discutir como o currículo de Língua Portuguesa e Artes pode ser construído-realizado através de táticas-invenções (CERTEAU, 2012) dos professores nos cotidianos de escolas públicas, baseadas nos princípios da autonomia e da subversão frente aos currículos preestabelecidos, preconcebidos pelas instâncias e estruturas hegemônicas de poder político e econômico, que buscam/tentam determinar a produção sociocultural, nesse caso, o papel da instituição escolar e dos sujeitos que nela habitam. Nesse sentido, o minicurso será um espaço de compartilhamento de ideias, experiências e propostas sobre as possibilidades de se construir práticas curriculares nos cotidianos de escolas públicas, com a criação de sequências didáticas, organizadas e desenvolvidas pelos professores, tendo como ponto de partida a leitura de textos (dos mais diversos gêneros) e a fruição/apreciação de obras de arte, tendo em vista o exercício da criação/produção de textos ou de expressões artísticas que façam sentido para a vida dos estudantes, produções que possam ser lidas ou apreciadas para além dos muros da escola, que provoquem pensamentos, sentimentos e produção de sentidos na comunidade em que vivem, contribuindo para a produção de subjetividades mais críticas e criativas, tendo as diversas linguagens como maneiras de ser-pensar-agir no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

APRESENTAÇÃO É com satisfação que divulgamos a realização de mais uma edição do Encontro de  Artes, Letras e Educação - EALE, que ...